Pare de Perder Dinheiro por Causa das Notícias do Dia a Dia

Sinal x Ruído

O mundo dos investimentos segue o tempo da natureza. Por mais que o nosso dia a dia seja dinâmico, com a tecnologia aumentando a velocidade de tudo à nossa volta, você não consegue fazer com que um bebê seja gerado em menos de 9 meses, que uma árvore cresça em 1 mês, e que uma carteira de investimentos cresça em um ano.

Uma verdade dura que você deve entender é que grande parte das informações que consumimos no dia a dia são ruídos, e ser exposto a elas não vai melhorar em nada a sua tomada de decisão como investidor.

Nos gráficos abaixo, você pode ver a diferença entre um gráfico de linha do mesmo período, mas um com apuração diária e outro com apuração mensal. Quanto maior o tempo gráfico, mais suave será a curva.

Gráfico do IBOV diário

Gráfico do IBOV mensal

O tempo expurga os ruídos das variações de preço dos ativos. No longo prazo, somente o que é sinal, o que realmente importa, o valor real é refletido no preço.

A Emoção e as redes sociais são seus inimigos

As redes sociais são grandes propagadoras de ruídos. Seus algoritmos são comprovadamente criados para promover conteúdos que causem um impacto emocional no usuário para reter a sua atenção.

Um jornal ou produtor de conteúdo sobre investimentos precisa divulgar notícias, criar teses e informações interessantes diariamente, ou em até menos tempo, para se manter influente e relevante.

A variação dos investimentos é um prato cheio para atiçar o emocional das pessoas, principalmente quando alinhada com uma justificativa plausível sobre algo que seja polêmico, como a fala do nosso presidente ou do ex-presidente.

A alta da bolsa brasileira

O ano de 2025 tem sido muito positivo para a bolsa brasileira e vários outros ativos domésticos. Muito se discute sobre o “trade eleição”, em que a bolsa estaria subindo pela queda na popularidade de Lula e a alta probabilidade da entrada de um novo presidente de direita.

Mas a verdade é que grande parte da alta da bolsa brasileira se deve a um aumento da liquidez mundial causado pela desvalorização do dólar. O investidor estrangeiro está buscando maior diversificação, e os países emergentes estão sendo beneficiados. Qualquer aumento de investimento americano por aqui gera uma alta considerável.

Neste período, as políticas dos EUA têm sido um sinal que impactou muito mais o mercado brasileiro. O aumento do gasto público, a inflação do período, os cortes e as expectativas de mais quedas na taxa de juros americana geraram um excesso de liquidez no mundo.

Muito ruído ainda impactará as discussões diárias do mercado até as eleições.

A cada pesquisa, veremos grandes variações que serão suavizadas quando você olhar para o retorno dos seus investimentos em 5 anos (um período em que você já pode ver seus investimentos com uma maturidade interessante).

Temos que tomar cuidado com esse período, acompanhando mais de perto as sinalizações do BACEN com relação às nossas taxas de juros e à política fiscal e monetária americana.

Pelas últimas declarações dos diretores do Banco Central, ficou claro para mim que a meta da Taxa Selic continuará em 15% por um bom tempo.

Isso abre uma boa janela para se posicionar em títulos de renda fixa prefixados e de inflação. As ofertas de títulos estão apresentando juros cada vez menores e, com qualquer indicação do BACEN de que a taxa de juros será cortada, os títulos serão negociados pagando juros muito menores, fazendo com que esses ativos subam forte no mercado secundário.

Investimento de verdade é um ato entediante

Costumo dizer que investir é o mesmo que pintar a parede e ficar esperando ela secar. Ou pior, plantar uma semente e ficar olhando-a diariamente, esperando um crescimento.

Tenha paciência e que fique claro: os pontos que deixei como sinais importantes neste artigo podem ser simplesmente um ruído. Tome cuidado com tudo que influencia a sua tomada de decisão.

A bolsa está esticada no Brasil e nos EUA, a renda fixa com taxas ótimas, dólar na mínima, mas, com qualquer sinal diferente, esta realidade pode mudar. Todo cuidado é pouco, diversifique e não se estresse tanto com as discussões políticas.


Obrigado por ler a Newsletter do Guedes!

Inscreva-se gratuitamente e receba os artigos por email. Clicando aqui!